Sobre Psicoterapia Online: informativo e recomendações
- Diego Alquezar
- 30 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de out. de 2024

A psicoterapia online começou a ganhar visibilidade no início dos anos 2000, com o crescimento da internet e a popularização das tecnologias de comunicação. Em 2018 que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) regulamentou oficialmente a prática da psicoterapia online no Brasil, através da Resolução CFP nº 11/2018, que se tornou uma grande realidade durante a pandemia do COVID 19. A psicoterapia online também permitiu com que muitos brasileiros residentes no exterior pudessem encontrar por ajuda psicológica em sua língua materna.
O relacionamento terapêutico, as técnicas e intervenções são os principais fatores que contribuem para a melhora da saúde mental através da psicoterapia, elementos esses, que estão presentes na psicoterapia online. Porém, para que os benefícios sejam alcançados, alguns critérios e cuidados devem ser seguidos:
Prepare o seu local com antecedência. Caso você more com alguém, informe as pessoas a duração de sua terapia para não ser interrompido.
Escolha um local seguro a qual entenda que terá o seu sigilo respeitado. Se você tiver dúvidas sobre a vedação do som, ligue um sonzinho ambiente. Isso pode ajudar a deixar a conversa ainda mais segura.
É fundamental o uso de fone de ouvido.
A psicoterapia online pode ser transformadora, mas requer esses cuidados para que a jornada com seu psicoterapeuta seja segura.



